Telhas sanduíche: vale a pena? Saiba tudo sobre elas aqui.

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
29/11/2021
Atualizado em
18/1/2024
Telhas sanduíche: vale a pena? Saiba tudo sobre elas aqui.

A escolha do tipo de telha que será utilizada em uma construção determina várias características para uma obra, que vão desde a estética até conforto térmico, acústico e iluminação do local.

Por isso, é importante conhecer qual tipo de telha melhor atende às suas necessidades e ao projeto da sua construção. Para não ter erro, você precisa conhecer os vários tipos de telhas que existem disponíveis no mercado assim como as suas principais características para então poder decidir qual se encaixa melhor ao seu projeto.

Acredito que esteja aqui buscando informação nesse sentido e tenho certeza que este artigo irá te ajudar a entender sobre as telhas sanduíche, que são uma ótima opção para as construções.

Caso esteja em dúvida de qual telha utilizar em sua obra, leia este artigo até o final para saber sobre as telhas sanduíches, que são uma das primeiras opções no mundo da construção civil, pois oferecem diversas vantagens.

Aqui, você terá acesso às informações como: o que são as telhas sanduíche, quais são seus tipos, suas vantagens e desvantagens, quando usar esse tipo de telha, qual o preço encontrado no mercado e como é a aplicação e manutenção das telhas sanduíche.

Também vou te dar uma dica para facilitar ainda mais a instalação das telhas na sua obra: um produto infalível que dará mais qualidade e diminuirá a manutenção de todo o telhado da sua construção.

Se quer ter acesso a todo esse conteúdo que preparei especialmente para você, é só continuar aqui comigo!

selante pu
BlokSil MS
Selante PU
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

O que são telhas sanduíche?

Antes de mais nada, vou te explicar o que são as telhas sanduíche. Se você já sabe, não pule esta parte porque relembrar é sempre válido.

As telhas sanduíche são mais conhecidas por este termo, mas são as telhas termoacústicas, utilizadas para dar conforto térmico e acústico para as construções. Esses são seus grandes diferenciais. Elas são telhas metálicas e consistem em chapas de aço galvanizado com uma grossa camada de isolante térmico entre elas, que pode ser de isopor ou poliuretano. Essa camada é o que diferencia as telhas sanduíche das demais e é ela que garante o conforto térmico e acústico, diferentemente das que não contam com essa camada, que esquentam demais e fazem barulho com a chuva, por exemplo.

O isolante deve ter espessura de, no mínimo 30 milímetros, mas pode variar conforme o nível de isolamento acústico que o cliente desejar. Em relação ao material utilizado na camada, deve-se escolher o isopor ou poliuretano de acordo com o objetivo desejado: caso queira priorizar o conforto térmico, o poliuretano é mais indicado, enquanto que o isopor é melhor para o conforto acústico.

Quais são os tipos de telhas sanduíche?

Podemos dividir a telha sanduíche em dois tipos, os quais são:

  • Telha sanduíche dupla: são as mais utilizadas, compostas de duas chapas metálicas e um revestimento termoacústico no seu interior (isopor ou poliuretano). Mais comuns e eficientes.
  • Telha sanduíche simples: são mais baratas e menos utilizadas nas obras. As telhas sanduíche simples possuem apenas uma placa de aço na parte superior exposta ao ambiente, o revestimento térmico no meio e uma folha de alumínio na parte de baixo.

Esses são os dois tipos de telhas sanduíche que existem no mercado. Como falei, as telhas duplas são as mais utilizadas e, portanto, são as mais eficientes no sentido de conforto termo acústico. Porém, é importante avaliar seu caso, pois as telhas simples são mais baratas e também apresentam diversos benefícios interessantes.

Quais são suas vantagens? E desvantagens?

Vamos, agora, entender quais são as vantagens e desvantagens de se utilizar telhas sanduíche na sua obra. Com essas informações, você consegue avaliar melhor se é uma opção interessante para o objetivo que quer atingir.

Quanto às vantagens, podemos citar:

  • Isolamento termoacústico: esse é o grande diferencial das telhas sanduíches, ficando muito similar ao conforto térmico proporcionado pelas telhas cerâmicas. O índice de isolamento térmico é bem alto e dificilmente é encontrado em outros tipos de telhas com o mesmo preço. Por isso, gera uma economia muito grande. Quanto ao isolamento acústico, as telhas sanduíche proporcionam o melhor deles, pois impedem a passagem do som para dentro da construção. Assim, é ideal para locais com barulho externo, como avenidas, casas de shows e alto tráfego de pessoas.
  • Economia de energia: por conta do excelente isolamento térmico, exige menos gasto de energia com aparelhos de ar condicionado para atingir a temperatura desejada.
  • Segurança: essas telhas não propiciam incêndios, garantindo mais segurança para as construções.
  • Redução da umidade: as telhas sanduíche propiciam um escoamento adequado da água, podendo ser chamadas de impermeáveis já que não facilitam as infiltrações e goteiras para dentro da construção.
  • Personalização: são feitas sob medida, o que dá liberdade para o cliente e também evita gastos que não estão previstos no orçamento.
  • Fácil Manutenção: a manutenção dessas telhas é bem simples e não exige trabalho diferenciado. Falarei disso em tópico adiante.

Em relação às desvantagens, podemos falar em custo alto e necessidade de profissionais especializados para fazer a instalação. Porém, apesar do preço ser mais elevado, as telhas sanduíche oferecem uma excelente relação custo benefício.

Assim, quando falamos em preço, ele não deve ser avaliado isoladamente, pois todas as suas vantagens, como baixa manutenção, devem ser levadas em consideração também.

Quando usar a telha sanduíche?

A telha sanduíche é indicada para locais que ficam em regiões com barulho externo grande, como é o caso de construções que ficam localizadas perto de avenidas, metrôs, alto tráfego de pessoas, estádios de futebol, enfim, qualquer local com sons altos que possam incomodar quem está dentro da construção. Também são bastante utilizadas em galpões.

Além de cobertura, seu uso mais comum, como são feitas sob medida, as telhas sanduíche podem ser utilizadas como divisórias ou fachadas. Vale usar a criatividade para usufruir dos benefícios que essas telhas oferecem.

Qual o preço da telha sanduíche?

Já falei em tópico anterior que a telha sanduíche não é das mais baratas, mas qual o seu valor, afinal? Bom, é possível encontrar no mercado telhas sanduíches que variam de 44 a 72 reais o metro quadrado.

Além disso, o preço sofre variação de acordo com a região do país e também conforme a espessura e o tipo de material que é usado como isolante. Por isso, é fundamental que faça uma boa cotação com fornecedores para pagar um preço justo pelas telhas. Mas, claro, sempre escolhendo aqueles que trabalham com produtos de qualidade.

Como é a aplicação e manutenção da telha sanduíche?

A instalação das telhas sanduíche deve ser feita por profissionais capacitados que tenham experiência com esse tipo de trabalho. De nada adianta comprar uma telha boa e instalar de maneira errada, pois assim, você não usufrui de todas as vantagens que ela pode oferecer.

Durante a aplicação, portanto, você deve utilizar BlokSil MS nos parafusos de fixação e entre as sobreposições das telhas. Assim, você evita qualquer tipo de infiltração que possa vir a ocorrer e protege a construção de qualquer transtorno futuro.

Quanto à manutenção, podemos dizer que é bastante simples, mas alguns cuidados são necessários, como: verificar se na cobertura há algo que possa impedir o escoamento da água ou causar pontos de corrosão, limpeza caso as telhas sejam utilizadas em fachadas e pintura caso haja descoloração (sempre seguindo as recomendações do fabricante).

Claro que nenhum material é isento de cuidados e manutenção, mas eles podem ser mais simples para facilitar o dia a dia. As telhas sanduíche são um bom exemplo de materiais que exigem pouca manutenção e proporcionam diversos benefícios, sendo uma ótima opção para você.

Conclusão

Com as informações que trouxe para você hoje aqui, é possível analisar se as telhas sanduíche são uma boa opção para a sua obra. Caso você as escolha, lembre-se de utilizar BlokSil MS para evitar que ocorram infiltrações e problemas indesejados. Converse com a equipe da Blok para conhecer mais sobre esse produto e outros tantos que podem ser a solução que você precisa.

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.