Guia completo sobre telhas galvanizadas. Entenda tudo sobre o assunto aqui.

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
6/12/2021
Atualizado em
18/1/2024
Guia completo sobre telhas galvanizadas. Entenda tudo sobre o assunto aqui.

As telhas galvanizadas ainda são uma das formas mais utilizadas no Brasil para fazer coberturas de diversos tipos de empreendimentos. Ainda que tenham surgido novos modelos de telhas mais leves e resistentes, com tecnologias mais modernas, não podemos deixar de lado as telhas galvanizadas, que são muito utilizadas na construção civil há muito tempo e continuam presentes, principalmente em locais que necessitam de estrutura mais pesada, como galpões, fábricas e indústrias.

Por ser uma das primeiras opções ao construir esses tipos de estruturas, as telhas galvanizadas oferecem diversos tipos de vantagens, mas também apresentam desvantagens, como qualquer material.

Quando falamos em telhas galvanizadas, é indiscutível que são uma excelente opção para garantir mais economia e agilidade para a construção. Isso se deve, principalmente, às características próprias do aço galvanizado, que é um material excelente para dar resistência, durabilidade e que não exige cuidados especiais.

Se você chegou até aqui, tenho certeza que quer entender mais sobre as telhas galvanizadas e eu te digo que está no caminho certo. Preparei este artigo para te ajudar a saber tudo sobre este assunto tão importante para a construção civil. Então, continue comigo e leia atentamente este artigo até o final.

selante pu
BlokSil MS
Selante PU
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Infiltração em Fachadas: Um Guia Completo para Manutenção Predial

baixe grátis

O que é uma telha galvanizada?

A telha galvanizada nada mais é que uma telha composta por aço que passa pelo processo de galvanização, tornando-a resistente contra a oxidação.

O aço galvanizado é um material muito interessante para ser empregado na construção civil, pois além de poder ser reciclado, apresenta durabilidade muito longa. Mas, no que consiste o processo de galvanização? O processo consiste em banhar o aço em zinco fundido, protegendo-o contra a oxidação, ou seja, a ferrugem.

Dessa forma, o aço galvanizado não exige cuidados especiais, apresenta uma boa durabilidade, resistência e não há risco de fissura ou quebra. Assim, uma telha de aço galvanizado também apresenta todas essas características, além de evitar desperdícios com material já que são feitas sob medida.

O aço galvanizado, também, é inquebrável, o que garante mais segurança na manutenção e na montagem da estrutura. E, por fim, a galvanização contribui para aumentar a resistência da cobertura em relação às intempéries climáticas.

Quais são os tipos de telhas galvanizadas?

Vamos, agora, entender as diferenças entre os variados tipos de telhas galvanizadas que existem disponíveis no mercado.

  • Telhas termoacústicas: são as mais comuns e são compostas por materiais isolantes no meio das chapas de aço galvanizado, as chamadas telhas sanduíche. Seja qual material for, o isolante é responsável por impedir que o som e o calor passem pela telha, garantindo mais conforto termo-acústico para os ambientes.  
  • Telhas onduladas: são utilizadas para coberturas e fechamentos laterais, garantindo durabilidade e resistência mecânica.
  • Telhas calandradas: indicadas para coberturas em arco e fechamentos laterais, gerando um perfil curvo e liso.
  • Telhas pré-pintadas: apresentam boa durabilidade quanto à pintura e proporcionam um acabamento estético diferenciado.
  • Telhas perfuradas: utilizadas como peças decorativas, são indicadas para ambientes que precisam de ventilação e segurança.
  • Telhas forro: são compostas por telhas trapézio na parte superior e por uma chapa de aço na parte inferior.
  • Telhas multidobras: possuem vincos próximos, que permitem que as telhas se adequem conforme as necessidades do projeto.
  • Telhas metálicas simples: modelo de telha galvanizada mais simples que existe, constituída apenas por uma chapa de aço, não apresentando função termoacústica.

Esses são os modelos de telhas galvanizadas que existem no mercado. Agora, vamos entender, de maneira geral, quais são suas vantagens e desvantagens.

Vantagens x Desvantagens

É importante você conhecer quais são as vantagens e desvantagens de se utilizar telhas galvanizadas na sua obra. Este tópico serve para isto.

Vantagens:

  • Resistência: são resistentes às intempéries climáticas, preservando tanto a estética como a sua funcionalidade.
  • Durabilidade: são materiais que duram por muitos anos.
  • Economia na montagem: o tempo de entrega é muito menor, o que diminui gastos com mão de obra.
  • Redução de desperdício de material.
  • Flexibilidade: o aço permite que alterações no projeto sejam feitas sem grandes problemas.
  • Instalação rápida e simples: a aplicação é simples, dando mais agilidade para a obra.
  • Sustentabilidade: podem ser facilmente recicladas após o uso.
  • Ótimo custo-benefício.

Desvantagens:

Obviamente, qualquer material apresenta desvantagens. Cabe a você avaliar se vale a pena ou não utilizá-lo na sua obra. Nosso papel aqui é apresentar todas as características que as telhas galvanizadas apresentam. Quanto às desvantagens, temos:

  • Contração e expansão: os materiais que compõem as telhas galvanizadas podem sofrer contração ou expansão com a variação de temperatura. Por isso, é importante que a instalação seja feita de forma correta para evitar esse problema.
  • Variação da cor: caso você precise trocar alguma telha no decorrer dos anos, pode ser que você não encontre uma chapa exatamente da mesma cor, comprometendo a estética da cobertura.
  • Isolamento acústico: caso não sejam utilizados isolantes entre as chapas de aço, as telhas podem causar incômodo com o barulho gerado por chuvas, por exemplo.

Agora que você já sabe sobre as vantagens e desvantagens das telhas galvanizadas, é possível avaliar se é uma boa opção e se atendem às necessidades do seu projeto.

Qual o preço da telha galvanizada?

As telhas galvanizadas não possuem custo muito elevado. E, se considerarmos todas as vantagens que elas oferecem para uma construção, podemos dizer ainda mais que seu preço não é dos mais altos.

Para você ter uma ideia, o preço da telha galvanizada não deve passar de 30 reais o metro quadrado. Além disso, você consegue encontrá-las de diversos tamanhos e de vários fornecedores. Basta fazer uma boa pesquisa para orçar o valor das telhas em diversos locais, mas sem deixar de considerar a qualidade dos materiais.

Por isso, escolha os fabricantes das telhas através de indicações e recomendações de profissionais que possuem experiência na área.

Onde podem ser utilizadas?

As telhas galvanizadas podem ser utilizadas em diversos locais, mas são preferidas para serem usadas em alguns tipos de construções específicas. Aqui, você tem acesso à lista de quais construções são estas.

Geralmente, as telhas galvanizadas são utilizadas em construções que exigem estruturas mais pesadas, como:

  • Galpões;
  • Fábricas;
  • Indústrias;
  • Ginásios esportivos;
  • Coberturas de áreas (comerciais ou residenciais).

Alguns cuidados importantes:

Para que você tenha um resultado satisfatório com as telhas galvanizadas na sua obra, são necessários alguns cuidados muito importantes que afetam diretamente o desempenho das telhas.

Uma questão fundamental é certificar a qualidade do seu fornecedor, isto é, observar se ele atende às normas técnicas de produção e se possui certificados que garantam a qualidade dos seus produtos.

A credibilidade do fornecedor no mercado é fundamental para diminuir os riscos de adquirir um produto de baixa qualidade  ou de receber um atendimento que não cumpra com o prazo de entrega, por exemplo. Portanto, é possível verificar se o seu fornecedor possui credibilidade através de alguns indicativos, como experiência, indicação e certificações. Fique atento a isso.

Outro ponto a ser observado é a mão de obra, que deve ser capacitada para exercer o serviço de aplicação das telhas. Por isso, faça a seleção de uma equipe que possua experiência com esse tipo de trabalho.

E, por fim, você precisa se atentar quanto à capacidade logística do seu fornecedor, isto é, se ele atende a sua região e se fará a entrega do produto no prazo estipulado. Isso é uma questão importante para não atrasar o tempo de entrega da obra.

Conclusão

Gostou de aprender mais informações sobre as telhas galvanizadas? Agora, você pode decidir se vale a pena utilizar essa forma de cobertura na sua construção com mais segurança. E, não se esqueça de acessar os outros artigos no nosso blog. Lá, você encontrará diversos deles que podem ser úteis para dar mais qualidade para as suas obras. Também, não deixe de conhecer os produtos da Blok para contar com soluções que você nem imagina que existem.

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.