Piso cimentício: tudo o que você precisa saber sobre esse revestimento!

Antonio Neves
Escrito por
Antonio Neves
Publicado em
21/11/2021
Atualizado em
18/1/2024
Piso cimentício: tudo o que você precisa saber sobre esse revestimento!

Piso cimentício: tudo o que você precisa saber sobre esse revestimento!

O piso cimentício costumava ser utilizado como revestimento apenas em alguns tipos de construções específicas, como indústrias ou galpões. Por conta dos inúmeros benefícios que eles proporcionam, os pisos cimentícios ganharam ampliação de uso, podendo ser facilmente encontrados em residências, áreas comerciais, áreas públicas e grandes obras arquitetônicas.

Assim, esse tipo de revestimento teve um crescimento importante quanto às suas aplicações na construção civil por conta da versatilidade e das vantagens quando comparados com outros tipos de revestimentos.

Pensando nisso, entendemos que conhecer melhor os pisos cimentícios é fundamental se você está procurando um tipo de revestimento para a sua obra. Se você quer saber mais sobre esse assunto, continue lendo este artigo para ter acesso a todo o conteúdo que preparei para sanar as suas dúvidas sobre os pisos cimentícios.

Para você ter uma ideia dos temas que serão abrangidos aqui, dê uma olhada nos tópicos antes de começar a lê-los. Garanto que tem muita informação relevante e que você não irá se arrepender de ler este artigo até o final.

hidrofugante para pisos porosos
BlokSeal Pisos
Hidrofugante para Pisos Porosos
CONHEçA AGORA
MATERIAL GRATUITO

Eflorescência: Saiba Tudo Sobre Essa Patologia

baixe grátis

O que é piso cimentício?

Os pisos cimentícios nada mais são que pisos feitos à base de cimento e outras matérias primas como granitinas, resíduos de minérios, vidros e pigmentos. Esses componentes não alteram as principais características dos pisos cimentícios. Assim, suas propriedades quanto à durabilidade e resistência são mantidas.

Durante o processo de fabricação, os pisos cimentícios exigem baixo consumo de energia e sua cura é feita sem utilização de fornos, o que os tornam produtos sustentáveis e não muito caros. Mas, seus valores variam conforme o acabamento, espessura, textura e cor do produto.

Suas principais características são a durabilidade, resistência e versatilidade. Por isso, é muito encontrado em locais onde há tráfego pesado e constante, como garagens e áreas onde há grande circulação de pessoas. Mas também, seu uso está crescendo em residências por conta de todas as suas vantagens, sendo muito mais duráveis e resistentes que pisos cerâmicos e porcelanatos.

Quais são suas vantagens?

Agora que você já tem uma noção do que são os pisos cimentícios, vamos entender suas principais vantagens. Aqui vão elas:

  • Durabilidade: por serem constituídos de cimento, apresentam durabilidade muito acima de outros revestimentos.
  • Resistência: apresentam excelente resistência, ideais para serem utilizados em locais com grande e constante tráfego.
  • Preço: é mais acessível que mármores ou porcelanatos, por exemplo, sendo uma ótima opção para quem tem um orçamento mais justo.
  • Fácil aplicação: não exige procedimentos complicados, sendo necessários apenas argamassa colante no piso e rejunte para acabamento.
  • Variedade de modelos: é possível encontrar modelos variados de pisos cimentícios, podendo fazê-los se adequar a qualquer projeto.
  • Sustentabilidade: seu processo de fabricação dispensa o uso de fornos e, portanto, não emite gases poluentes. Também, na sua composição pode-se usar resíduos de minérios que seriam descartados na natureza.
  • Manutenção: a manutenção desse tipo de revestimento não exige grandes cuidados, sendo mínima.

E desvantagens?

Quanto às desvantagens, podemos citar:

  • Dureza: por conta do concreto ser muito duro, pode ser um ponto negativo caso você caia ou derrube algum material que possa quebrar.
  • Conforto: tem quem ache que por conta da sua dureza, os pisos cimentícios podem representar menos conforto que outros tipos de revestimentos.
  • Porosidade: o concreto apresenta porosidade elevada, o que pode favorecer a presença das tão temidas infiltrações. Portanto, deve ser dada atenção especial durante sua instalação e utilizar hidrofugante para proteger toda a superfície e evitar o surgimento de manifestações patológicas. Vamos falar sobre isso mais pra frente.

Entendendo as vantagens e desvantagens que os pisos cimentícios podem oferecer para o seu empreendimento, é possível analisar e decidir com mais segurança se é uma boa opção para fazer o revestimento da sua obra, não é?

Qual o preço do piso cimentício?

Como já foi falado aqui, o piso cimentício é um revestimento bastante acessível, principalmente quando consideramos todas as vantagens que ele proporciona para uma obra. Mas, alguns fatores podem alterar e aumentar seu preço, como recortes, ângulos, escadas, texturas, cores e acabamentos no geral.

Esses fatores podem contribuir muito para aumentar o preço dos pisos cimentícios. Mas, de qualquer forma, não podemos dizer que é um revestimento que exige grande disponibilidade financeira, como os mármores, por exemplo.

Quando falamos em preço, temos que considerar os gastos com manutenção, que são mínimos e também a durabilidade do material que, indiscutivelmente, é muito longa. Portanto, antes de pensar no preço em si, você precisa considerar esses pontos e, claro, escolher bons fabricantes para garantir que os produtos sejam de qualidade.

Onde pode ser utilizado?

As vantagens proporcionadas pelo uso de piso cimentício fazem com que seja um revestimento usado tanto em áreas internas quanto externas. A resistência e durabilidade são qualidades que os diferenciam de outros revestimentos, isso sem falar do preço.

Os valores dos pisos cimentícios são bem mais acessíveis do que outros tipos de revestimentos, como os mármores e porcelanatos e oferecem um acabamento tão interessante quanto.

Portanto, é possível encontrar peças que sejam resistentes às intempéries climáticas, podendo ser aplicadas em áreas externas assim como há opções de pisos cimentícios com acabamentos mais finos que são ideais para revestir áreas internas.

Por apresentar uma gama enorme de variações, os pisos cimentícios podem ser utilizados, principalmente, nas seguintes construções: residências, varandas, salas comerciais, garagens, galpões industriais, áreas de piscina, jardins, shoppings, enfim, vale usar a criatividade para poder usufruir dos tantos benefícios que eles podem oferecer para a área onde for aplicado.

Como fazer a limpeza e manutenção dos pisos cimentícios?

Os pisos cimentícios não exigem procedimentos complexos de limpeza e manutenção, sendo mais um ponto a favor do seu uso nas obras.

Para limpá-los, basta lavar com água e sabão neutro. Não são recomendados produtos abrasivos e, caso for usar lavadoras de alta pressão, é importante dar um bom espaço de tempo entre as limpezas para não desgastar o material.

Porém, os pisos cimentícios são porosos e podem acumular mais sujeiras, dificultando a limpeza. A boa notícia é que isso você pode resolver: ao hidrofugar toda a superfície, você consegue impedir o acúmulo de sujeiras além de protegê-la contra as possíveis ações nocivas da água. Vamos apresentar o melhor produto no próximo tópico.

Quanto à manutenção, se a instalação for feita da maneira correta, dificilmente você precisará trocar as peças uma vez que elas são extremamente duráveis e resistentes. Dessa forma, não exigem muitos cuidados específicos. Isso é uma grande vantagem, pois você fará, praticamente, apenas o investimento inicial, não tendo que dispor de recursos financeiros para repor os gastos com manutenção ao longo dos anos.

Fazendo a limpeza e manutenção periódicas nos pisos cimentícios, é possível manter a beleza e qualidade das peças por muitos anos.

Como e por que realizar a impermeabilização de pisos cimentícios?

Agora é hora de você conhecer o melhor hidrofugante para pisos cimentícios: BlokSeal Pisos, um hidrofugante que foi desenvolvido para ser aplicado sobre diversos tipos de pisos porosos, sendo o cimentício o principal deles. Seu uso é fundamental, pois ele cria uma camada invisível que evita infiltrações e suas possíveis consequências e reduz o acúmulo de sujeiras, facilitando a limpeza. BlokSeal Pisos também facilita o escoamento da água, oferecendo mais segurança para as pessoas que transitam pelo local.

Aplicar BlokSeal Pisos nos pisos cimentícios é imprescindível se você quer garantir mais durabilidade e manter seu aspecto visual impecável. Assim, as peças ficarão protegidas contra a umidade e outros danos que possam vir a surgir.

A aplicação, também, não é uma desculpa para não utilizá-lo, pois é muito simples. Basta limpar a superfície, remover qualquer tipo de sujeira, deixar secar bem e aplicar o produto conforme a orientação do fabricante.

Se este artigo te ajudou a entender mais sobre os pisos cimentícios, não deixe de acessar nosso blog para saber mais sobre diversos assuntos da construção civil. E, claro, converse com a equipe da Blok para saber mais como BlokSeal Pisos pode ser a solução que você precisa para a sua construção. Até a próxima.

BLOG DA BLOK

Entre para o time dos melhores profissionais da indústria da construção civil e mantenha-se sempre informado sobre os maiores avanços da sua profissão.